segunda-feira, 28 de abril de 2014

Caldo de legumes com espinafre e croutons de batata doce

Hummm... frio pede sopa! O repertório só aumenta. Hoje é dia de caldo de legumes com espinafre, ovo e croutons de batata doce, para substituir o pãozinho por uma opção mais saudável e nutritiva!

Caldo de legumes com espinafre e croutons de batata doce
Ingredientes:
1 batata doce pequena
1 maço de espinafre picado
1 cenoura picada
1 abobrinha pequena picada
1 chuchu
2 tomates picados
1/2 cebola picada
1 dente de alho
salsinha, cebolinha picados
2 folhas de louro
4 ovos caipiras
oréganos
azeite
sal

Prepare a batata doce: embrulhe no papel alumio a batata bem lavada. Coloque no forno para assar por 30 minutos. Teste o cozimento da batata com um garfo, descasque e pique em quadrados regue com azeite, polvilhe com sal e orégano e retorne ao forno para dourar.
Croutons de batata doce.
Coloque na panela de pressão a cenoura, a abobrinha, o chuchu, os tomates, a salsinha, a cebolinha e as folhas de louro, uma pitada de sal e cubra com água. Deixe cozinhar na pressão por 15 minutos. Após tirar a pressão, separe as folhas de louro e bata os legumes com o caldo utilizando o mixer ou o liquidificador.
Preparo do caldo de legumes com espinafre e ovo.
Eu fiz o preparo do caldo na panela elétrica de arroz, mas pode ser feito em panelas convencionais no fogão. Na panela, doure, com azeite, a cebola e o alho, e então acrescente o espinafre. Deixe murchar e junte o caldo de legumes. Deixe o caldo encorpar e quebre os ovos delicadamente na panela, salpique sal e pimenta do reino moída na hora, tampe a panela e deixe o ovo cozinhar.

Sirva em cumbucas com um ovo em cada porção, com cuidado para não desmancharem. Decore com os croutons de batata doce.

Rende 4 porções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário