segunda-feira, 12 de maio de 2014

Bife a Rolê

Bife a rolê
Desde pequena, lembro-me que bife a rolê era uma receita frequente em minha casa. A receita era a tradicional: com cenoura, cebola, bacon e pimentão cortados a juliana (como palitos), enrolados no coxão duro, presos por palitos de dentes e cozidos em um molho de tomate. quando era adolescente, minha mãe encontrou uns anéis de inox, como cintos, próprios para prender os bifes e com ajuste ainda! Nunca mais achei para comprar, e os da minha mãe estão perfeitos, e continuam em uso.

Pois bem, recém-casada, resolvi resgatar esse delicioso prato e renovar um pouco o cardápio por aqui. Fiz umas mudancinhas no recheio, mas adoro o tradicional. Eu calculo a carne por bife e não por peso, pois é bem pouco provável que um adulto coma menos que um bife. Vamos aos ingredientes:

4 bifes de coxão duro
1 cenoura picada em cubos
1/2 pimentão verde picado em cubos
2 colheres de sopa de bacon picado
100g de ricota
1 litro molho de tomate (caseiro com: tomate, cebola, alho, e seus temperos normais)
salsa e cebolinha picada
alecrim
sal e pimenta a gosto 
palito de dente
Bife a rolê - sequência
Prepare o molho de tomate e reserve, use a panela de pressão, pois é onde irá cozinhar os bifes.
Em uma tigela, misture a ricota esmagada com garfo,  cenoura,  pimentão,  bacon,  salsa, cebolinha, alecrim, e uma pitada de sal.
Abra um bife, centralize um pouco do recheio, conforme a imagem acima. Muito recheio pode dificultar o processo de enrolar, mas se você apertar bem o recheio, fazendo um bolinho com as mãos, fica mais fácil.
Então enrole o bife e prenda com palitos. Faça o mesmo com os demais bifes. Coloque todos mergulhados no molho na panela de pressão. Se sobrar o recheio, pode espalhar sobre os bifes, pois vai engrossar o molho.
Feche a panela e cozinhe na pressão por 30 minutos. Retire a pressão, abra a panela e confira se os bifes estão macios.
Caso queira engrossar mais o molho, deixe ferver, sem pressão mesmo.
Sirva com arroz e salada de folhas.
Hummmmmm.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário