terça-feira, 27 de maio de 2014

Caldo de Mandioquinha

Leve, leve, perfumado e muito saboroso! Esse caldo é uma opção rápida para noites frias.
Caldo de Mandioquinha
Ingredientes:
800g de mandioquinha lavadas e com casca
1/4 de cebola
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de salsinha
300ml de caldo de galinha caseiro*
1,5 litros de água
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto
pão italiano fatiado

* não uso caldos industrializados, sempre caseiros. Toda vez que cozinho peito de frango para torta ou outra receita, reservo o caldo e congelo em potes de 50ml e de 300ml. Para o caldo de frango:
Refogue com óleo cebola picada grosseiramente, 1 dente de alho, acrescente o peito de frango, ou o frango inteiro e/ou as coxas e sobrecoxas, junte as ervas que preferir: salsinha, cebolinha, sálvia, manjerona, sal, pimenta do reino, 1 litro de água e deixe na pressão por 20 minutos. Quando retirar pressão, use a carne do frango para a receita que desejar, o que sobrar dos ossos e cartilagens, retorne para o caldo e deixe cozinhando por mais 15 minutos, sem pressão. Se evaporar muito a água, pode acrescentar mais, aos poucos. Por fim, coe e congele o caldo em potes do tamanho que achar mais adequado para suas receitas e seu congelador.

Preparo:
Lave bem as mandioquinhas, coloque com a água na panela de pressão e cozinhe por 15 minutos de pressão. Retire a pressão, reserve a água, tire as cascas da mandioquinhas, e amasse as mandioquinhas com um garfo.
Em uma panela, refogue na manteiga, a cebola e o alho, junte a mandioquinha e o caldo de frango. Deixe engrossar, acerte o sal, tempere com pimenta e acrescente a salsinha. Sirva com fatias pão italiano.

Para 4 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário