segunda-feira, 9 de junho de 2014

Batata Suíça

Batata Suíça

Duas frigideiras do mesmo tamanho
Muito famosa aqui em Curitiba, essa batata é uma opção saborosa e diferente para utilizar batatas. Não chega a ser uma receita difícil, mas alguns passinhos precisam ser respeitados!
Primeiro: são necessárias duas frigideiras que tenham exatamente o mesmo tamanho. Não tem? faça como eu, leve a que tem no supermercado e compre outra exatamente igual!

Para fazer uma batata em uma de frigideira de 22cm, suficiente para 2 pessoas, utilizei 6 batatas médias. Se sua frigideira for menor, a 16cm, serão necessárias 4 batatas médias.
 

Ingredientes para batata suíça

6 batatas
água
sal
manteiga
recheio de sua preferência

Preparo:
Lave as batatas e cozinhe na panela de pressão, com água cobrindo as batatas, por 5 minutos. Retire a pressão e deixe as batatas na geladeira por, ao menos, 12 horas. Eu deixo de um dia para o outro.
Passado o tempo, pegue as batatas, descasque e rale em ralo grosso. Eu utilizo meu super hiper processador Arno Fresh Express Silver, que é muito rápido e prático.

batatas, água e sal, frigideira untada.

Deixe as frigideiras untadas. E coloque água e sal em uma tigela, para ir moldando as batatas e ao mesmo tempo salgando.
passo a passo batata suíça
 Vá colocando aos poucos a batata na frigideira, de forma que a camada fique fina, mas cubra toda a superfície da frigideira. Sempre molhando as mãos na tigela com água e sal e pegando a batata.

Coloque então o recheio, que pode ser qualquer um não muito líquido. Na foto a batata é de brócolis com bacon e catupiry. Mas fica ótima com estrogonofe com catupiry.

Cubra novamente com o restante da batata, molhando a mão na água com sal.

Leve a frigideira ao fogo e deixe até dourar, aproximadamente 7 minutos, mas pode variar conforme o fogão.

Coloque a outra frigideira em cima e vire, num movimento rápido e firme.

Deixe dourar o outro lado da batata e vire novamente sobre uma superfície lisa.

Sirva em seguida.
Batata Suíça

Nenhum comentário:

Postar um comentário