domingo, 23 de março de 2014

Waffle Salgado

Waffle é uma boa pedida para café da manhã e para os lanches da tarde. Adoro, os doces, mas AMO os salgados! Ficam deliciosos puros, com requeijão ou manteiga. São perfeitos para lanches rápidos, para quando não há pão ou simplesmente para quando você quiser! rsrs

Waffle salgado. Fonte: Café com Waffle
Minha receita é bem simples e pode ser feita na máquina de waffle, na sanduicheira ou na frigideira respeitando alguns cuidados: 

- na máquina de waffle e na sanduicheira é preciso ter cuidado com a quantidade de massa para que ela não transborde. A massa tende a crescer, se ela transbordar vai entrar na estrutura da máquina e vai dar um trabalho do cão para limpar!

- na frigideira será quase como uma panqueca, bem grossa, mas vai ficar lisa. Cuidado na hora de virar, não faça em fogo alto para não queimar a massa.

Receita:
1 1/2 copo de leite integral
2 copos de farinha de trigo (pode ser a integral)
4 col. (chá) de fermento em pó
1 col (chá) de sal
2 col (sopa) de queijo ralado
6 col (sopa) de manteiga
3 ovos

Misture tudo em uma tigela até a massa ficar homogênea e deixe descansar por 10 minutos. Eu costumo acrescentar peito de peru, queijo e cheiro verde picados. É uma questão de gosto e de disponibilidade na geladeira. A quantidade é a que tiver: 3 fatias de peito de peru e 2 de muçarela, ou só cheiro verde. Orégano também fica ótimo! As da foto eu fiz com peito de peru, muçarela e cheiro verde.
Waffle salgado com peito de peru. 
Com uma concha vá colocando a massa na máquina de waffle e deixe até ficar dourada. Você pode fazer tudo na hora ou guardar a massa em um pote fechado na geladeira para usar no outro dia. Eu prefiro fazer tudo no dia e congelar o que sobrar em porções pequenas envolvidas em plástico filme para usar em outras ocasiões. Nesse caso retire do congelador, tire o plástico e coloque na torradeira, no forninho elétrico ou no forno convencional até aquecer.

Rendimento: 5 discos como o da foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário